05/06/2024
Colégio Villa-Lobos promove a interação entre os estudantes como forma de estimular o desenvolvimento integral de cada um.
A escola desempenha um papel muito importante em relação à formação integral do aluno e o processo de socialização se torna um fator significativo no desenvolvimento e no aprendizado dos estudantes. É no ambiente escolar que eles são desafiados a aprender não só a conviver e respeitar, como a construir relações.
A socialização é, de forma simplificada, o processo em que o indivíduo assimila regras básicas que regem a vida. Nesse sentido, a escola está envolvida desde a Educação Infantil, quando a identidade da criança começa a ser formada e ela passa a fazer amigos, conhece limites próprios e o respeito aos outros. E da mesma maneira, conforme as crianças vão crescendo, socializar se torna ainda uma forma de estimular o sentimento de coletividade e de cooperação que se desenvolve pela interação com outros alunos, mostrando que a vida social é interessante.
A socialização na escola permite desenvolver relações afetivas, estimula a comunicação, desenvolve a identidade pessoal. A falta de interação com as pessoas e com o meio pode causar dificuldade de concentração, transtornos alimentares, tristeza, inquietude, entre outros problemas.
No Colégio Villa-Lobos essa questão é levada muito a sério para promover o desenvolvimento emocional, social e acadêmico dos alunos. Por isso, diversas atividades de interação ocorrem na rotina escolar, como brincadeiras, atividades em grupos, dinâmicas e muito mais. Esta é uma forma de driblar os desafios de tirar das frente das telas as crianças e jovens que permanecem por tempo excessivo e trazê-los para o convívio pessoal entre os amigos.
Construir uma relação saudável favorece o desenvolvimento emocional, social e acadêmico de cada aluno, levando em consideração aspectos importantes como saber ouvir, se posicionar, ampliar o leque de amizades, aceitação, resolução de conflitos e não cancelamento, explica a coordenadora das séries Finais e do Ensino Médio do Colégio Villa-Lobos, Silvia Sachete.
Assim, a socialização escolar promove relações saudáveis em um ambiente que os estudantes se sentem acolhidos, respeitados e valorizados, com resultados positivos no desempenho acadêmico e no bem-estar de todos.