28/06/2024
A contação de histórias é uma prática rica e essencial na educação infantil, oferecendo inúmeros benefícios que vão muito além do simples entretenimento. Esta atividade promove o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, preparando-as de maneira integral para os desafios da vida. A contação de histórias é uma ferramenta poderosa que desperta a imaginação e ensina valores importantes de forma lúdica e envolvente, afirma Angela Ledo, coordenadora de Educação Infantil do Colégio Villa-Lobos.
Desde os primeiros anos de vida, as histórias infantis desempenham um papel crucial no desenvolvimento das crianças. Contos clássicos como "Chapeuzinho Vermelho" e "Os Três Porquinhos" capturam a imaginação dos pequenos e ensinam lições valiosas sobre coragem, astúcia e os perigos do mundo. Essas narrativas ajudam a moldar o caráter das crianças, incutindo valores como honestidade, amizade e respeito.
A prática de ouvir histórias contadas por um adulto habilidoso é especialmente imersiva e enriquecedora. Um contador de histórias usa variações de voz, expressões faciais e gestos para dar vida aos personagens, criando uma experiência envolvente que estimula a imaginação e a interpretação das crianças. Esse ambiente de contação de histórias também favorece a ampliação do vocabulário e a capacidade de compreensão, habilidades essenciais para o desenvolvimento linguístico.
Além dos benefícios cognitivos, a contação de histórias tem um impacto significativo no desenvolvimento socioemocional das crianças. As narrativas permitem que os pequenos compreendam e expressem suas emoções, além de desenvolverem empatia ao se colocarem no lugar dos personagens. Através das histórias, as crianças aprendem a lidar com suas emoções e a entender os sentimentos dos outros, o que é fundamental para a construção de relações saudáveis, explica Angela Ledo.
Criar um ambiente propício para a contação de histórias é fundamental para maximizar seus benefícios. Escolher histórias apropriadas para a faixa etária e os interesses das crianças, utilizar recursos visuais e táteis como fantoches e livros ilustrados, e estar preparado para improvisar e adaptar as narrativas são estratégias eficazes para tornar essa prática mais envolvente e significativa.
A diferença entre ler e ouvir histórias também deve ser destacada. Enquanto a leitura permite que a criança se envolva diretamente com o texto, desenvolvendo habilidades de leitura e compreensão, ouvir histórias contadas por um adulto oferece uma experiência mais rica e imersiva. Ambas as práticas são complementares e importantes para o desenvolvimento integral das crianças.
Incorporar a contação de histórias na rotina educacional contribui significativamente para o desenvolvimento integral dos alunos. Essa prática não só entretém, mas também ensina, inspira e molda as jovens mentes de maneira criativa e emocionante. Ao adotar a contação de histórias nas escolas, estamos não apenas educando, mas também nutrindo a próxima geração com a riqueza da imaginação, da moralidade e da empatia, preparando-os para enfrentar as complexidades do mundo adulto com confiança e sabedoria.
Para saber mais sobre a importância da história infantil na educação, acesse https://www.culturagenial.com/historias-infantis-contos-para-criancas ou https://escoladainteligencia.com.br/blog/contacao-de-historias-na-educacao-infantil