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Convivência e caráter se constroem com ética

Valores éticos moldam atitudes desde cedo

16/04/2025

Respeitar o colega de sala, ouvir com atenção as diferenças e cumprir regras básicas de convivência são atitudes que fazem parte de um comportamento ético. Esses princípios não surgem do nada: precisam ser desenvolvidos ao longo do tempo e em ambientes que favoreçam essa formação. É nesse contexto que a escola ganha papel de destaque, ao lado da família, como um dos principais espaços de construção da ética.

No cotidiano escolar, a ética se expressa em ações simples, mas poderosas, como não colar numa prova, saber ouvir uma crítica ou oferecer ajuda a quem precisa. Quando essas atitudes são reforçadas por professores e funcionários que também agem com coerência, o ambiente educacional se torna mais justo, seguro e acolhedor. “A ética no dia a dia da escola ensina os alunos a refletirem sobre suas decisões e a se responsabilizarem por elas”, explica Silvia Sachete, coordenadora do Fundamental II e Médio do Colégio Villa-Lobos, de São Bernardo do Campo.

A prática constante da ética contribui para o fortalecimento de relações de confiança entre alunos e professores, evitando situações de exclusão, desrespeito e discriminação. Ela também ajuda a promover a equidade, quando todos os estudantes são tratados com imparcialidade e têm suas opiniões ouvidas. A convivência se torna mais colaborativa, e os conflitos, quando surgem, são enfrentados com diálogo e empatia.

Além de combater comportamentos prejudiciais como bullying e desonestidade, a ética na escola prepara os jovens para lidar com dilemas mais complexos da vida em sociedade. À medida que amadurecem, os alunos passam a debater temas como justiça, desigualdade social e responsabilidade ambiental. Com isso, desenvolvem senso crítico e consciência sobre o impacto de suas escolhas.

Trabalhar a ética desde a infância é essencial. Situações corriqueiras — como dividir um brinquedo ou respeitar a fila — servem de base para valores que vão se consolidando ao longo da vida escolar. Na adolescência, quando as opiniões se tornam mais fortes e as pressões do grupo aumentam, esse repertório ético se mostra indispensável para que os estudantes mantenham atitudes responsáveis e respeitosas.

Quando ocorrem comportamentos antiéticos, a resposta da escola deve ser educativa. Mais do que punir, o ideal é ensinar: propor conversas, mediar conflitos e estimular a reflexão sobre as consequências das ações. Isso vale tanto para os alunos quanto para os adultos da comunidade escolar, que devem ser exemplo e também receber apoio e formação contínua sobre ética. O fortalecimento de uma cultura ética na escola não depende de fórmulas prontas, mas de um compromisso coletivo com o respeito, o diálogo e a responsabilidade. 

Para saber mais sobre ética, visite https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/etica_escola.htm e https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/etica-na-educacao 

 


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