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Um menino loiro sorridente, com camisa azul e braços cruzados sobre a carteira da sala de aula, com mais crianças ao fundo, sentadas na mesma posição

Competências socioemocionais e seus reflexos no desempenho escolar

06/06/2025

A habilidade de lidar com emoções, se relacionar bem com os outros e manter o equilíbrio diante de desafios influencia diretamente o rendimento escolar. Estudantes que conseguem reconhecer e regular suas emoções tendem a manter a concentração, demonstrar maior resiliência diante das dificuldades e se relacionar melhor com professores e colegas, fatores essenciais para o sucesso acadêmico.

As chamadas competências socioemocionais, como empatia, autogestão e resiliência emocional, vêm sendo estudadas por instituições como a OCDE e o Instituto Ayrton Senna, que demonstram sua conexão direta com o desempenho dos alunos. Essas habilidades não substituem o conteúdo cognitivo, mas funcionam como base para que o aprendizado de fato aconteça com consistência. Um estudante que não sabe lidar com frustrações, por exemplo, pode desistir de um desafio antes mesmo de tentar superá-lo.

“As competências socioemocionais são indispensáveis para que os alunos enfrentem os desafios da vida acadêmica e da convivência em grupo com mais maturidade e equilíbrio”, afirma Silvia Sachete, coordenadora do Fundamental II e Médio do Colégio Villa-Lobos, de São Bernardo do Campo (SP).

Na prática, o desenvolvimento dessas competências pode ocorrer em situações simples do cotidiano escolar. Projetos em grupo, atividades artísticas e debates são oportunidades em que os alunos aprendem a ouvir, argumentar, respeitar opiniões e resolver conflitos de maneira construtiva. Ao mesmo tempo, essas vivências fortalecem a confiança e estimulam o protagonismo.

Em casa, os pais também desempenham papel essencial. Atitudes como escutar com atenção, validar emoções dos filhos e propor atividades que envolvam cooperação e paciência (como jogos de tabuleiro ou tarefas compartilhadas) contribuem para que a criança amplie sua inteligência emocional. O diálogo constante é outro elemento fundamental para criar um ambiente onde sentimentos são acolhidos e discutidos com tranquilidade.

Um dos modelos mais utilizados para mapear essas habilidades é o Big Five, que define cinco dimensões fundamentais: autogestão, engajamento com os outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo. Cada uma contribui de maneira específica para o desenvolvimento global da criança, com reflexos positivos no comportamento, na motivação e no aprendizado.

Para saber mais sobre competências socioemocionais, visite: https://institutoayrtonsenna.org.br/educacao-socioemocional/ e https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2024/04/6846236-brasil-participa-de-pesquisa-da-ocde-sobre-habilidades-socioemocionais-dos-alunos.html


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