10/07/2024
Ensinar os alunos a distinguir fatos de opiniões é crucial para o desenvolvimento de um pensamento crítico.
O Colégio Villa-Lobos acredita na importância do desenvolvimento do olhar científico na formação dos alunos. O objetivo é preparar as crianças e os jovens para um mundo cada vez mais tecnológico, formando cidadãos capacitados para lidar com as situações do dia a dia e aptos a resolver problemas de forma estratégica.
Embasado em métodos educativos, como os de Piaget, que aborda o desenvolvimento cognitivo das crianças intimamente ligado à educação científica, o Colégio acredita que, para uma aula eficiente, deve-se dar aos alunos a oportunidade de agir através do trabalho experimental.
Desenvolver o olhar científico implica analisar os fatos de maneira imparcial e sem preconceitos. Uma forma eficaz no processo ensino/aprendizado é trazer o lúdico e aspectos do cotidiano para o ensino das ciências, tornando-a mais próxima do aluno.
“Os alunos devem ser ensinados a formular hipóteses, conduzir experimentos para testá-las, e apresentar os resultados de maneira clara e convincente. A curiosidade e a investigação formam a base do olhar científico”, explica a coordenadora, Silvia Sachede.
Nesse sentido, as aulas práticas ajudam no desenvolvimento de conceitos científicos, pesquisas, soluções de problemas, sendo uma boa estratégia para aprofundar conhecimento e despertar o interesse dos estudantes.
A objetividade na ciência exige que as observações sejam avaliadas com base em evidências concretas, sem a interferência de crenças pessoais ou emocionais.
Assim, o Colégio Villa-Lobos segue com atividades de observação dos fenômenos que permeiam a realidade do aluno, promovendo neles uma participação mais reflexiva e transformadora.