Image de fundo Blor Home
Menina conversa com professora e o  Colégio Villa-Lobos orienta como lidar com as crianças que mentem.

Colégio orienta como lidar com as mentiras contadas pelas crianças

24/07/2024

O Colégio Villa-Lobos salienta que explicar as consequências de não falar a verdade e dar aos pequenos a oportunidade de corrigir o erro são algumas saídas para os pais.

 

“Meu filho não mente”. Esta é uma postura de muitos pais de alunos e o Colégio Villa-Lobos traz o tema para uma reflexão, com o intuito de contribuir com uma educação para a vida. Os professores somam esforços na aproximação entre família e escola para conduzir da melhor forma as situações que envolvem as mentiras contada pelas crianças.

Na prática, o que ocorre é que as crianças costumam contar em casa apenas uma parte da situação ocorrida no ambiente escolar. A situação piora, quando os pais tomam partido sem considerar o que realmente ocorreu. Tudo isso devido ao fato de que admitir que o filho não esteja falando a verdade costuma ser difícil para a maioria deles, que acabam “se protegendo” dessa frustração ao dizer que o filho(a) é muito criativo e cheio de imaginação. 

As crianças ao mentir se sentem “protegidas”, “vistas”, “pertencentes” e se favorecem, não compreendendo as consequências de seus atos e quantidade de atendimentos gerados para desfazer esses maus entendidos”, explica a coordenadora do Colégio Villa-Lobos, Silvia Sachete.

De um modo geral, não existe fórmula mágica para evitar que os pequenos mintam. Até o ato de brincar na infância incentiva a criação de histórias e que podem se transformar em mentiras. Portanto, o Colégio Villa-Lobos reforça que é necessário gerenciar o problema de forma a não comprometer o desenvolvimento dos pequenos nem desestimular a criatividade deles.

 

A mentira

Diversas razões podem explicar o motivo das crianças mentirem. No caso das mais novas, o ato pode representar uma certa confusão entre realidade e imaginação. Já para os maiores, a famosa mentirinha pode ser uma forma de não desapontar alguém, de chamar a atenção, ou para conquistar algo e até para evitar punições/castigos.  

Desde muito cedo o Colégio e os pais precisam deixar claro que as mentiras não são aceitáveis e que elas não são saídas para livrar de nenhuma situação”, comenta Silvia Sachete.

 

 Como lidar 

Os educadores do Villa-Lobos acreditam que para lidar com as mentiras das crianças é fundamental favorecer o vínculo entre escola e família, fidelizar a confiança e a segurança na equipe multidisciplinar, possibilitando relações transparentes.

No geral, os pais não devem se sentir culpados, mas devem mudar as estratégias para ter uma melhoria duradoura no comportamento dos filhos”, explica a coordenadora.

A orientação é que os pais e os professores expliquem as consequências de não falar a verdade e ofereçam às crianças a oportunidade de corrigir o erro, e devem, ainda, falar abertamente sobre o assunto. Além disso, a melhor conduta é não chamar a atenção da criança na frente dos outros e manter a calma para tratar a questão, pois ela poderá se sentir ainda mais insegura e amedrontada se os adultos estiverem nervosos ou agitados. 

Os professores devem conversar com os pais da criança, esclarecendo os fatos e juntos mostrarem as vantagens de se falar a verdade, valorizando o aluno por esta atitude. 

O ideal é aceitar que o comportamento de mentir acontece, mas que com carinho, diálogo e bons exemplos é possível ensinar que somente falar a verdade é o certo”, finaliza Silvia Sachete.  

 

  

 


Voltar

COMPARTILHE:

Junte-se a nós nesta jornada emocionante! Explore os artigos e acima de tudo, divirta-se enquanto descobrimos juntos o fascinante mundo Educacional.

Siga-nos

Newsletter