04/09/2024
Colégio Villa-Lobos valoriza a escuta ativa e a observação para que cada criança seja compreendida em sua singularidade.
A prática da escuta ativa deve guiar o desenvolvimento das crianças desde os primeiros anos escolares, já que nesta fase elas criam laços afetivos com amigos, professores e colaboradores. Esse cuidado, ajuda os educadores a se conectarem de forma mais profunda com os pequenos, criando um ambiente de confiança e respeito.
O Colégio Villa-Lobos valoriza um olhar especial dedicado à Educação Infantil em relação a uma escuta cuidadosa e pela observação, compreendendo o que as crianças dizem e desvendando os sentimentos e as intenções que estão por trás das palavras.
Observar atentamente o comportamento dos pequenos ajuda a identificar necessidades, interesses e estilos de aprendizagem. Assim, os professores conseguem ajustar as atividades pedagógicas de forma que cada criança receba o suporte necessário para seu pleno desenvolvimento.
Tanto a escola como as famílias precisam estar atentos e buscar realmente entender o que a criança está tentando comunicar. Afinal, elas expressam emoções e pensamentos de maneiras únicas.
As principais formas de expressão das crianças são as brincadeiras, e outras atividades que podem ajudá-las a se expressarem são rodas de conversa, produção de texto sobre suas experiências, jogos com cartões de perguntas e tudo o que estimule a criança a falar e agir.
Estimular as crianças a se expressarem e a explorarem as emoções também as ensina a escutar os outros, a construir suas próprias ideias e a enxergar o mundo com mais autonomia e empatia. Por isso, escutar e observar acaba sendo um exercício constante, uma construção que envolve estudo, tempo, silêncio, pergunta e troca.
Alguns pontos que devem ser observados são: comportamentos, tristeza, ansiedade, falta de vontade ou medo de ir à escola, queda de rendimento na escola etc. E no universo da escuta ativa, alguns destaques são para os sentimentos, opiniões, ideias, dúvidas, queixas e dificuldades. Atentos a essas questões, é possível oferecer sempre um ambiente de confiança e respeito ideal para o desenvolvimento infantil.