11/09/2024
Colégio Villa-Lobos reforça que a colaboração entre a família e a escola é fundamental para o crescimento harmonioso e o bem-estar dos alunos.
Uma situação crescente nas instituições de ensino está impactando a eficácia do trabalho educacional. As famílias têm delegado às escolas não só o ensino acadêmico, mas também cuidados essenciais que antes eram parte do ambiente familiar, como o ensino de valores morais, a gestão de comportamentos emocionais e a administração de rotinas diárias.
Simultaneamente, o surgimento de "especialistas" em educação tem levado a uma interferência constante nas regras escolares, sem levar em conta a necessidade de uma parceria equilibrada e de uma convivência harmoniosa entre família e escola.
O Colégio Villa-Lobos reforça que esta relação deve ser baseada no diálogo e no apoio mútuo. Assim como o provérbio popular nos lembra "uma andorinha só não faz verão", a educação e o desenvolvimento do estudante dependem dessa união no processo educacional.
De um lado, a família traz o significado de acolhimento, cuidado, afeto e transmissão de valores próprios. Do outro, a escola como espaço de aprendizado, convívio com as diferenças e fortalecimento de valores universais. Duas partes de um todo essencial na vida das crianças.
Os benefícios desse fortalecimento da relação família e escola faz toda a diferença no desenvolvimento do aluno. Ao acompanhar a rotina e estar presente nas pequenas conquistas e desafios, os pais oferecem à criança um ambiente ainda mais seguro e acolhedor. Isso aumenta a confiança e a autoestima do aluno, além de possibilitar a identificação de dificuldades ou talentos que surgem ao longo do processo educativo.
As famílias devem, portanto, participar de reuniões e eventos escolares, manter a comunicação aberta, apoiar o ambiente de aprendizado em casa, e ser atuante nos projetos. Os educadores do Villa-Lobos orientam que quando os pais não estão muito envolvidos, pode ser mais difícil para os alunos se sentirem apoiados e motivados, resultando em menor engajamento e desempenho reduzido. Além disso, a ausência de comunicação entre pais e escola pode dificultar a identificação precoce de problemas e a implementação de estratégias eficazes para o desenvolvimento integral do aluno.
Quando há um alinhamento entre esses dois pilares – família e escola - o ambiente se torna mais saudável e propício a formação intelectual e pessoal do estudante.