18/09/2024
A escolha de uma escola com uma estrutura planejada e intencional, como a do Colégio Villa-Lobos, significa proporcionar aos filhos um ambiente onde eles possam crescer com autonomia, segurança e o suporte necessário para se desenvolverem plenamente.
Um dos aspectos mais relevantes a se levar em conta ao escolher uma escola ideal é a estrutura que ela oferece, pois isso impacta diretamente no aprendizado e no bem-estar dos alunos. No Colégio Villa-Lobos, esse cuidado está presente em cada detalhe.
Com uma abordagem única na região, o Colégio proporciona salas ambientes que permitem a liberdade dos alunos transitarem entre diferentes espaços, promovendo dinamismo e responsabilidade. São salas diferenciadas para Ciências da Natureza, Linguagens, Inglês, Matemática, Português, Ciências Humanas e Arte.
Toda a escola é trabalhada em cores vivas, com pinturas que variam conforme o estilo de cada ambiente, criando uma sensação de movimento e dinamismo que, ao mesmo tempo, acolhe os alunos. A disposição dos móveis e recursos é diferenciada, fugindo do tradicional, o que dinamiza as aulas e coloca o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem.
“O modelo de salas ambientes faz com que os alunos desenvolvam maior senso de organização e autonomia, além de proporcionar um aprendizado mais ativo. Eles sabem que cada espaço é cuidadosamente planejado para estimular capacidades em cada área do conhecimento", comenta Silvia Sachete, coordenadora do Fundamental II e Médio do Colégio Villa-Lobos.
Além das salas, a infraestrutura conta com laboratórios, sala de mídia, informática, e ambientes acolhedores como vários pátios com mesas para convivência, refeitório, cozinha experimental, brinquedoteca e espaço de leitura. A quadra coberta também é muito utilizada, pois o Colégio valoriza o esporte e o desenvolvimento físico e social dos alunos, além de servir para atividades extracurriculares que integram a comunidade escolar e promovem a cultura e a socialização.
“Nosso objetivo é garantir que cada aluno se sinta parte de um ambiente que acolhe e estimula o crescimento. Queremos que eles se sintam seguros e à vontade para explorar suas habilidades, tanto intelectuais quanto emocionais”, reforça Silvia Sachete.
Acolhimento é um elemento chave desde o berçário, onde o espaço transmite tranquilidade e oferece a segurança que todo papai e mamãe esperam de uma escola ideal. O espaço de estimulação é rico em recursos para ajudar as crianças a criarem laços afetivos com o ambiente e as pessoas ao redor.
Uma escola ideal deve ser assim, construída com a sensibilidade de quem sabe a importância de ser "Um colégio feito por pais e mães", sempre atento às necessidades estruturais, afetivas e acadêmicas dos alunos.