25/10/2024
A animação Divertida Mente 2 traz reflexões valiosas sobre o universo das emoções durante a adolescência, um período marcado por intensas transformações. A sequência da Pixar amplia a discussão iniciada no primeiro filme, onde conhecemos a complexidade emocional de Riley, agora entrando na adolescência. Essa fase traz novos desafios, com sentimentos mais diversos e intensos, como Ansiedade, Vergonha e Inveja, que se juntam às emoções já conhecidas da primeira produção.
A aceitação e compreensão de todas as emoções é uma das principais mensagens do filme. No primeiro Divertida Mente, a Alegria buscava ser a emoção dominante, relegando a Tristeza a um papel secundário. No entanto, a continuação nos mostra que sentimentos como Ansiedade, apesar de serem vistos negativamente, têm um papel importante na vida de Riley. A Ansiedade, por exemplo, surge como uma espécie de alerta para situações que poderiam ser potencialmente prejudiciais. Angela Ledo, coordenadora de Educação Infantil do Colégio Villa-Lobos, em São Bernardo do Campo, observa que “entender que emoções como a ansiedade podem ter uma função protetora é essencial para o desenvolvimento emocional dos jovens”. Essa perspectiva ajuda os adolescentes a perceberem que sentir ansiedade não é um sinal de fraqueza, mas uma parte natural da experiência humana.
Além disso, Divertida Mente 2 destaca a importância da nostalgia e das memórias na construção da identidade de Riley. A nostalgia permite que a protagonista se reconecte com experiências do passado, oferecendo um ponto de apoio em meio às incertezas da adolescência. Essa abordagem ajuda os jovens a valorizar suas lembranças, criando uma base emocional para enfrentar os desafios do presente. Em um mundo onde as mudanças são constantes, saber que memórias felizes podem trazer conforto é uma lição importante para qualquer adolescente.
O filme também traz uma reflexão sobre o papel do Tédio, muitas vezes considerado um sentimento negativo. Em Divertida Mente 2, o Tédio é mostrado como um impulso para a busca de novas atividades e interesses. Riley, ao sentir-se entediada, começa a explorar novas possibilidades, o que pode levar a descobertas importantes sobre si mesma. Angela Ledo enfatiza que “o tédio, quando bem canalizado, pode ser uma oportunidade para os jovens se conectarem com suas paixões e desenvolverem sua criatividade”. Esse aspecto mostra que até as emoções aparentemente menos valorizadas têm um papel essencial no crescimento pessoal.
A Inveja é outra emoção explorada de forma interessante na narrativa. Em vez de ser retratada apenas como um sentimento negativo, a Inveja desperta em Riley o desejo de conquistar o que os outros têm, seja em termos de habilidades ou relações sociais. Essa emoção, quando bem compreendida, pode ser transformada em motivação para o desenvolvimento pessoal e para a superação de desafios.
A narrativa de Divertida Mente 2 oferece uma rica oportunidade para pais e educadores conversarem com os jovens sobre os desafios emocionais que surgem na adolescência. Ao trazer essas emoções à tona de forma lúdica e acessível, o filme facilita o diálogo sobre sentimentos que muitas vezes são difíceis de expressar. Utilizar o filme como ponto de partida para essas conversas pode ser uma maneira eficaz de ajudar os adolescentes a entenderem que todas as emoções, sejam elas positivas ou negativas, têm um papel fundamental na construção de quem somos. Para saber mais sobre Divertida Mente 2, visite https://ufob.edu.br/especial-de-quarentena/tv/divertida-mente-o-que-podemos-tirar-de-licao-nesse-filme e https://www.bbc.com/portuguese/articles/c2xx3lpmj6do