28/10/2024
O objetivo de conseguir um novo lar para Lua, a tartaruga do Colégio Villa-Lobos, mobiliza alunos e promove consciência ambiental, educação financeira e trabalho em equipe.
Na sala do 1º ano, existe um aquário bem grande com uma moradora muito especial: a Lua! Ela é um cágado tigre d'água, mas todos a chamam carinhosamente de "a tartaruga do 1º ano". A Lua vive no Colégio Villa-Lobos há bastante tempo e já está acostumada com o vai e vem da turma. Ela adora ficar observando os alunos, que cuidam da amiguinha de casca dura com muito carinho.
Com o tempo, os alunos perceberam que Lua precisava de um espaço mais adequado ao seu crescimento e conforto. A questão rapidamente se tornou um projeto escolar completo, transdisciplinar, unindo o conhecimento de ciências com educação ambiental e financeira.
Com as devidas orientações, os alunos entenderam as necessidades do cágado e começaram a planejar a criação de um novo habitat. Ao perceberem que isso envolveria custos, as crianças propuseram uma solução criativa: arrecadar fundos com a venda de latinhas recicláveis.
Sob a supervisão dos educadores, os alunos mobilizaram a comunidade escolar. Produziram um vídeo, visitaram salas de aula para apresentar o projeto e incentivaram todos a participar, espalhando cestos para descarte exclusivo de latinhas. A ideia se expandiu, com alunos trazendo doações de latas de restaurantes, padarias e até de eventos familiares. As latas são vendidas para um depósito de sucatas e o valor arrecadado vai direto para o “Villabank”, a “caixinha” que ajuda a concretizar o novo lar da Lua.
Projeto muito além do “novo lar”
A ação prioriza a Educação Financeira, o Protagonismo, o Empreendedorismo, a Economia circular. Dessa forma, se torna uma oportunidade para que os alunos do Colégio Villa-Lobos desenvolvam habilidades em diversas áreas, como Ciências (habitat, alimentação, modo de vida), Geografia (condições necessárias para a vida da espécie), Matemática (na quantificação, precificação, arrecadação, orçamentos), História (compreensão da história dos quelônios), Português (em todos os registros), Artes (nos cartazes, divulgação), Tecnologias (fotos, vídeos, registro do percurso de aprendizagem), Ecologia, Meio ambiente (reciclagem, contaminação de solo).
Para o Colégio Villa-Lobos, é importante estimular sempre novas ideias e descobertas e ver o envolvimento é motivo de orgulho. Fica, portanto, o agradecimento pelo empeno de todos, em especial à Profª Elma, à Coordenadora Kátia, aos alunos do 1º ano, ao Prof. Carlos e à Bióloga Cássia Praeiro, que contribuíram para que este projeto se tornasse uma experiência de vida e de aprendizado.