04/11/2024
Iniciativas lúdicas despertam o interesse dos alunos e facilitam a compreensão de conceitos.
O Colégio Villa-Lobos utiliza jogos matemáticos na Educação Infantil, transformando a aprendizagem em uma experiência lúdica e interativa. Aprender brincando é fundamental na educação infantil, pois atividades como os jogos oferecem uma abordagem lúdica e interativa ao aprendizado de conceitos matemáticos, criando um ambiente onde as crianças são incentivadas a explorar números, formas e padrões de maneira divertida, o que facilita a assimilação de conteúdos que, de outra forma, poderiam parecer abstratos.
Um exemplo foi a atividade em que as crianças foram desafiadas a criar as próprias cartelas de bingo. Essa proposta promoveu a aprendizagem de leitura e escrita dos números, fundamentais para o desenvolvimento das habilidades matemáticas. Além disso, exigiu concentração e atenção, proporcionando um ambiente divertido e educativo.
Além de fortalecer conceitos, os jogos matemáticos são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas na primeira infância. Eles promovem a atenção e a memória, ajudando as crianças a se concentrarem em tarefas específicas e a reter informações. Ao mesmo tempo, essas atividades incentivam a interação social e a cooperação, pois muitas vezes são realizadas em grupos.
As regras dos jogos criam um ambiente estruturado onde os pequenos podem explorar um universo de imaginação, desenvolvendo habilidades emocionais, como paciência e resiliência, ao lidarem com vitórias e derrotas. Esses elementos juntos contribuem para um aprendizado holístico e enriquecedor.
O Colégio Villa-Lobos tem se destacado por integrar atividades assim e reforça a ideia de que aprender matemática pode ser uma experiência positiva, desmistificando o conteúdo e mostrando que é possível desenvolver competências fundamentais enquanto se diverte.