19/06/2024
No Colégio Villa-Lobos o ato de brincar, de forma intencional, faz parte da rotina escolar e contribui para o desenvolvimento integral da criança.
Brincar é um ato tão genuíno de uma criança que merece atenção. Para não deixar dúvidas dessa importância, este é um direito garantido no Artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ao dizer que a criança e o adolescente têm direito de brincar, praticar esportes e divertir-se. No Colégio Villa-Lobos, os alunos são estimulados a interagir com brincadeiras orientadas pelos educadores, o que promove conhecimento, diversão e desenvolvimento integral.
“Aqui no Villinha trabalhamos a brincadeira com intencionalidade. Além de se divertir, a criança investiga hipóteses e possibilidades que na sala de aula não teriam tanto significado quanto em um ambiente com espaços estéticos preparados para a aprendizagem”, explica a, coordenadora, Silvia Sachete.
Ao contrário do que algumas famílias ainda pensam, a Educação Infantil é vista como momentos de brincadeira e não de aprendizagem. Mais do que nunca é importante conscientizar da importância das experiências na primeira infância. “Através da brincadeira com intencionalidade a criança aprende e se diverte. É possível explorar situações de aprendizagem com ganho de repertório de uma forma bem mais atrativa para os pequenos”, reforça Silvia Sachete.
A criança que brinca é condicionada a produzir ideias, conceitos, tem a capacidade de socialização e a percepção da realidade mais aguçada. Nesse sentido, o Colégio Villa-Lobos promove as brincadeiras para o aluno obter conhecimento de forma leve e eficaz, e tem observado um ganho extremo no desenvolvimento de habilidades motoras, de raciocínio, nas relações pessoais e afetivas que mexem com as crianças.
Brincar e aprender é um ponto que deve ser levado em consideração com bastante seriedade, como diz o parágrafo do Referencial de Educação Infantil produzido pelo Mec:
“Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural”. (vol_1_rcnei .pdf (mec.gov.br) )
Assim, o Colégio Villa-Lobos segue priorizando atividades pedagógicas lúdicas e interessantes, na perspectiva de continuar contribuindo para a formação de crianças felizes e saudáveis.