13/11/2024
A discalculia é um distúrbio de aprendizagem que afeta a habilidade de lidar com números e conceitos matemáticos. Diferente de uma simples dificuldade em matemática, a discalculia envolve problemas neurológicos que dificultam o entendimento de operações básicas e a memorização de fatos aritméticos. Estima-se que entre 3% e 6% das crianças em idade escolar apresentem essa condição, sendo importante reconhecer os sinais precocemente para garantir o apoio adequado.
Os sinais da discalculia podem variar conforme a idade. Em crianças pequenas, é comum a dificuldade para aprender a contar, identificar padrões simples ou reconhecer a diferença entre quantidades. Já entre adolescentes, as dificuldades podem se manifestar em problemas mais complexos, como a interpretação de gráficos ou cálculos envolvendo velocidade e distância. A coordenadora do Fundamental II e Médio do Colégio Villa-Lobos, de São Bernardo do Campo (SP), Silvia Sachete, destaca: "É essencial que os pais observem atentamente o desempenho de seus filhos em matemática, pois o reconhecimento precoce da discalculia facilita a adoção de intervenções eficazes".
Alguns sintomas frequentes da discalculia incluem a dificuldade para associar números a quantidades, como conectar o número "5" a cinco objetos, e a dificuldade em realizar cálculos mentais simples, levando a criança a contar nos dedos mesmo em situações cotidianas. Além disso, é comum que crianças com discalculia apresentem problemas para lembrar a tabuada e outras operações básicas, o que pode levar a frustrações tanto na escola quanto em atividades diárias.
Um dos maiores desafios da discalculia é que ela pode ser confundida com desinteresse pela matemática ou falta de esforço. Entretanto, a discalculia é uma condição neurológica que necessita de diagnóstico especializado. O diagnóstico geralmente é feito por psicólogos ou neuropsicólogos, que aplicam testes específicos para avaliar as habilidades numéricas e identificar o distúrbio. A intervenção precoce pode incluir o uso de jogos educativos, materiais visuais e técnicas específicas para melhorar o entendimento de conceitos matemáticos.
A discalculia pode ser classificada em diferentes tipos, dependendo das dificuldades predominantes. Por exemplo, a discalculia verbal refere-se à dificuldade em compreender conceitos matemáticos falados, enquanto a discalculia gráfica envolve problemas na escrita de números. Já a discalculia ideognóstica afeta a capacidade de fazer cálculos mentais, e a discalculia operacional dificulta a realização de operações matemáticas básicas.
Embora não exista cura para a discalculia, é possível minimizar seus impactos com intervenções educacionais adaptadas. Estrategicamente, adaptações em sala de aula, como o uso de calculadoras, tempo extra para resolver provas e a simplificação de problemas complexos, são medidas que ajudam a criança a superar as dificuldades. Para saber mais sobre discalculia, visite https://institutoneurosaber.com.br/artigos/discalculia-quando-a-dificuldade-com-a-matematica-e-um-disturbio-de-aprendizagem/ e https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/criancas/discalculia-em-criancas-o-que-e-como-identificar-e-tratar,29b36ac951352311a7200862b613bdabnjifb1at.html#google_vignette